CLIMATOLOGÍA

NOSSA TERRA
O CLIMA

Nossas vinhas desfrutam de um clima continental; amolecida em parte pelo Mediterrâneo, a leste; e endurecido pelo planalto de La Mancha, a oeste.

Poderíamos dizer que é uma precipitação árido e baixa (300 litros por metro quadrado por ano), com verões clima muito quente (40 graus são ultrapassados) e invernos frios (o termômetro descer abaixo de 0º facilmente).

Neste clima de extremos é onde, ao contrário do que possa parecer, a gênese do que se tornará grandes vinhos ocorre. A razão é que este clima facilita um crescimento saudável, tanto da planta como da fruta. A ausência de umidade faz com que os tratamentos sejam mínimos, já que a podridão não aparece no meio desse ressecamento.

Graças a estas condições, são conseguidos vinhos mais ecológicos e saudáveis.

A qualidade dos vinhos começa com a terra em que a videira produz seus frutos. É chamado de "terroir" que perfeito combinação de solo, clima, localização e orientação das vinhas.

No nosso caso, essas características são muito claras. O piso da área são cinzento ou castanho calcário, com boa capacidade de água e permeabilidade ao meio, o que faz com que as estirpes pode sobreviver em condições de tensão de água prolongado. São pobres em matéria orgânica, alto pH e baixa salinidade. Sua textura franca e arenosa-franca lhe dá boa aeração.

 
Captura de pantalla 2018-04-04 a las 13.15.58.png